segunda-feira, 9 de maio de 2011

Participação no Desafio dos 10.000 passos, na Marginal de Oeiras

Na luta constante contra a o excesso de peso e a má forma física, inscrevemo-nos no Desafio dos 10.000 passos, organizado pela Câmara Municipal de Oeiras, e que decorreu na Marginal entre a Praia da Torre e Paço de Arcos.
O primeiro desafio foi o de acordar cedo para estar presente: às 8 horas da manhã já estávamos fora da cama (o que não quer dizer que estivéssemos realmente acordados) e a prepararmo-nos para a caminhada.
Foi a minha 1ª vitória nesse dia, pois não é todos os Domingos que consigo prescindir de me levantar depois do meio-dia!
Às 9 e 20 já estávamos estacionados junto ao local de partida e a caminho de nos encontrarmos com o resto dos "desportistas" com quem íamos andar.
Chegados à praia da Torre, estava a decorrer uma aula de fitness e, para grande espanto da Sara, meti-me no meio da confusão e comecei a fazer figuras tristes. A Sara não quis ficar mal na fotografia e juntou-se a mim.
Foram uns belos 20 minutos a tentar imitar as Personal Trainers e a evitar chocar contra alguém (essa sim, a verdadeira aula de ginástica).
Entretanto o nosso grupo foi-se juntando: a Cláudia e o filho Rodrigo (grande benfiquista), o Pedro e a Marina (que levaram os seus dois apêndices: Dinis e Mariana), o Ivo e a Belmira (que casal tão bonito, principalmente pela diferença de idades) e um casal amigo do Pedro (também com um miúdo).
Às 10 horas, lá estava o nosso Isaltino Morais (Presidente da Câmara de Oeiras) a dar o tiro de partida, e, segundo a Sara, a desempenhar o seu último acto público antes de ir parar ao xilindró.
Pusemos os pedómetros (que nos foram dados aquando da inscrição) no Zero e começámos o desafio!
O Pedro e a Marina parecia que tinham foguetes nos ténis e desapareceram num ápice. Ainda foram vistos a atropelar uns velhotes com os carrinhos onde levavam os miúdos mas ninguém os conseguiu parar, tal era a genica com que iam.
Eu, a Sara e os restantes 4 parceiros de aventura conseguimos manter-nos juntos e fomos caminhando em bom ritmo, sempre em animada cavaqueira. Falámos de tudo um pouco: desde a política às viagens, do "Peso Pesado" ao Benfica, passando pelas actividades desportivas do pequeno Rodrigo.
Foram duas horitas animadas, em que estivemos rodeados por mais de 4.000 pessoas, e durante as quais fomos exercitando o corpo e a mente.
Pessoalmente, tive o prazer de ficar a conhecer o histórico do campeonato de futebol no qual o Rodrigo participa, na figura de ilustre defesa central do Colégio Maristas de Carcavelos.
No final da caminhada, quase todos conseguiram atingir o objectivo dos 10.000 passos. Todos menos eu, que fiquei a aproximadamente 500 passos do objectivo (quando se tem umas pernas grandes, andamos menos para fazer o mesmo que os outros).
Ainda tivemos que nos meter numas atafulhadas filas para receber a nossa t-shirt de participação e, de seguida, foi cada um para seu lado.
Moral desta história: com muito pouco esforço conseguimos juntar o útil ao agradável. Exercício físico e convívio. Não há razões para não fazer exercício físico senão aquelas que a nossa preguiça inventa!
A partir de agora, vamos tentar caminhar os nossos 10.000 passos diários o máximo de vezes possível.
E espero que vocês também o façam!!!

1 comentário:

jardinsdeLaura disse...

Boa ideia Nuno! Vamos iniciar um "programa" do tipo em breve! Só não quantificamos o passeio. Começamos no próximo Domingo 26 e espero que consigamos fazê-lo tb durante a semanaBigada! ;)