quarta-feira, 15 de junho de 2011

Toledo

Começamos por pedir desculpas pelo facto de estarmos a trocar a ordem da descrição dos destinos da nossa viagem de Maio.
Vamos escrevendo à medida que temos tempo e não temos respeitado muito a ordem dos textos pois pensamos que o importante é ir "mandando cá para fora" os textos sobre os locais que visitámos.

Apresentadas as nossas justificações, passamos a falar de Toledo.
A lindíssima cidade de Toledo foi o nosso 2º destino visitado e, podemos afirma-lo sem hesitações, ir lá foi o melhor que fizemos.
 
A parte da cidade que fica dentro das muralhas é um autentico museu! Em cada rua, em cada esquina, em cada casa respira-se história e arte.

 

Entre museus, igrejas e palácios, são dezenas os locais a visitar e a fotografar. O difícil é parar de carregar no botão da câmara fotográfica. Tudo nos parece merecedor de ficar registado para a eternidade, tudo nos parece bonito de mais para não ser mostrado quando regressamos a casa.

Respondendo àqueles que já estão fartos de ler blá-blá-blá e querem saber o que visitar, deixamos uma pequena lista:

Mezquita del Cristo de la Luz;
Catedral Primada;
Igreja de São Tomé;
Museu de El Greco;
Monasterio de San Juan de los Reyes;
Igreja de los Jesuítas;
Puerta del Sol;
Puente de Alcántara;
                                                      ...

Como já dissemos, tudo é merecedor da nossa visita, inclusive um simples passeio junto às Muralhas já é suficiente para justificar uma visita a Toledo.


Conselhos úteis:
1º - procurar estacionar fora das muralhas, mas juntinho às mesmas pois aí não se paga.
2º - levar água para manter uma hidratação adequada ao muito que se tem que andar;
3º - Tentar arranjar o mais rapidamente possível um mapa da cidade para evitar ficar perdido.

                     

Quanto à dormida, procurámos primeiro uma pensão ou hotel dentro das muralhas mas os preços eram relativamente altos (quase todos os sítios onde perguntámos custavam bem mais de 70 €/noite) para o que queríamos gastar.

Finamente encontrámos um hotel de 2 estrelas fora da cidade (a cerca de 2/3 Km), baratinho (50 €/noite) e com quartos livres - Hotel Los Cigarrales.
Não o vamos recomendar pois não o consideramos adequado para se ficar hospedado: a cama não era grande coisa, o quarto era minúsculo e ouvia-se tudo o que os cabrões dos outros hóspedes diziam quer nos seus quartos quer no corredor.

Mas ignorando a noite menos bem dormida, ir a Toledo foi uma decisão acertada.

Toledo: cidade a não perder!

1 comentário:

jardinsdeLaura disse...

Oh p'ra ele o qu'ele espreita! Belas fotos se publicam por estas bandas depois de não menos belos passeios!! Seus sortudos! ;)