domingo, 3 de julho de 2011

Vitoria-Gasteiz

Vitoria-Gasteiz é a capital do País Basco, apesar de não ser a mais famosa das suas cidades.
Em Vitoria aconteceu algo que muito raramente nos acontece quando estamos a dar uma de turistas: choveu praticamente o tempo todo.

Mas, corajosos e determinados como somos, não nos deixámos abater, tratámos de arranjar rapidamente um hotel e pusemo-nos a caminho.
Ficámos no Hotel Almoneda, que fica junto ao Parque de la Florida, bem perto do centro da cidade. O quarto era simpático e dormiu-se bem. Mais uma vez pagámos 65 €, com o pequeno-almoço incluído. Os funcionários do Hotel eram simpáticos e, melhor que tudo, emprestaram-nos dois chapéus-de-chuva para o nosso passeio.


Como é fácil de adivinhar, o facto de ter estado a chover não nos permitiu conhecer a cidade como desejávamos e isso faz com que não possamos transmitir uma imagem completa da mesma.
Vitoria tem um centro histórico relativamente amplo, com muitas subidas e descidas, e moderadamente recheada de monumentos.
Mas aquilo que mais gostámos foi o "Muralismo Publico". Encontram-se em diversas zonas da cidade paredes inteiras de prédios completamente pintadas, de forma organizada, com imagens lindíssimas.




 Junto aos desenhos há escritos em diversas línguas, inclusive no dialecto falado por Luís Vaz de Camões.



Outro ponto positivo nesta cidade é existirem diversas escadas-rolantes que nos permitem alcançar as zonas altas sem grande esforço.

Na cidade destacamos os seguintes lugares/monumentos a visitar:
- Parlamento Vasco (junto ao parque de la Florida);
- Catedral de María Inmaculada;
- Plaza de España;
- Catedral Sta María;
- Torre de Doña Otxandra;
- ...

Outro azar que tivemos, para além da chuva, foi o facto de estarem a decorrer inúmeras  obras de melhoramento por toda a zona histórica. Isso dificultou o acesso a determinados monumentos e a fotografias artísticas, como estas que se seguem:
Monumento
Foto Artística
Algumas dicas que podem ser uteis:

- No Centro da cidade o estacionamento é pago e há limite para o tempo que se pode ter o carro estacionado no mesmo sítio (mesmo pagando). Nós estacionámos o nosso carro junto ao Monasterio de Las Salesas, numa rua em que não se paga parquímetro e que fica pertinho do centro (na Calle de los Corazonistas).
- Pintxos (ou Pinchos em Castelhano): pequenas porções de comida, que misturam um conjunto de sabores muito agradáveis e que alimentam qb. A Sara adorou os pintxos e quase se recusou a comer outra coisa que não isso enquanto estivemos no País Basco.
Todo o café e restaurante tem alguma variedade de pintxos e o preço nem é muito alto (para Espanha, claro).

Com bom tempo Vitoria-Gasteiz deve, sem dúvida, ser uma bela cidade para passear, pelo que lhe daremos nova oportunidade quando por lá perto passarmos.

Próximo destino: Pamplona!

3 comentários:

jardinsdeLaura disse...

Nuno,
Adoro passear com vocês! Foi exactamente isso que pensei quando li este trecho sobre a cidade de Vitoria-Gasteiz que fiquei ansiosa por conhecer só pelas belíssimas pinturas murais! Já por lá perto passei... de comboio durante algumas das viagens que fiz na minha adolescência com destino a França, mas sem nunca ter parado! Aliás estava longe de imaginar que teria tantos "pontos" de interesse!A imagem quase inóspita que me ficou na memória não me teria nunca levado a desejar conhecer! Quero por isso agradecer-te Nuno... de certa forma lembraste-me que muitas vezes por detrás duma aparência pobre e quase rude se pode esconder uma pequena pérola!! ;)

jardinsdeLaura disse...

Nuno,
Esquecimento imperdoável! A piquena das fotos é giríssima! Não há dúvida que tens olho d'artista! ;)

Nuno disse...

A Espanha actual quase nada tem a ver com o país que visitaste na tua juventude. A evolução foi enorme e a aposta na qualidade de vida e no turismo seguiu o melhor caminho. Poucas são as cidades que já visitámos em Espanha que não tenham valido a pena visitar. Vitoria não foge há regra.