domingo, 14 de agosto de 2011

Os portugueses na praia...

Quem está a escrever é a Sara e já sei que não devia estar a usar o login do Nuno mas sou muito preguiçosa...
Também sei que o que vou dizer pode ser contestado por alguns mas é a minha opinião...

Os portugueses na praia são um show digno de se ver! É qualquer coisa surreal! A falta de civismo e de noção do espaço é gritante!
O português típico (não todos, felizmente) chega à praia e escolhe exactamente o sítio onde já está imensa gente...não contente com isso, fala altíssimo, berra com os filhos e diz umas asneiras...(não tenho nada contra as asneiras, não gosto é de ser obrigada a ouvi-las sair da boca de um bossal qualquer)
Mas a telenovela não acaba aqui...o português gosta de jogar raquetes e futebol! Até aí tudo bem, o desporto faz bem à saúde! O que já não se entende é que queira jogar ao pé do sítio onde tem as toalhas...ou seja...em cima dos vizinhos!
Mas o que mais me faz rir (para não chorar) é a relação do português com o chuveiro da praia!
1ª pergunta: será que a crise já está assim tão avançada que o português precisa de tomar banho na praia para não gastar água em casa????
2ª pergunta: algumas pessoas não têm vergonha de até usar champô no chuveiro da praia???
3ª pergunta: será que hoje em dia ninguém diz às criancinhas que é natural levar alguma areia para casa???
Para quem ler isto e não se identificar com este tipo de comportamento acho que o melhor é rir-se do ridículo da situação. Para quem ler isto e vir que faz este tipo de coisas...por favor, ganhe vergonha na cara!
Eu cheguei a ver uma mulher que tomou o banho do dia no chuveiro da praia e depois até se deu ao luxo de passar creme hidratante!!! Que cena tão triste!!! A água ainda não está assim tão cara!!!
E as criancinhas??? É uma vergonha! A água potável é cada vez mais um bem escasso no nosso planeta...pois os putos são capazes de estar 10 minutos seguidos a tirar a areia debaixo do chuveiro! E o mesmo puto vai lá umas 40 vezes por dia! Os pais não lhes ensinam nada? Não lhes dizem que, se eles continuarem a gastar água desta maneira, os netos deles não terão água nem para as necessidades mais básicas??? Provavelmente em casa, estes mesmos putos até fogem quando os pais os chamam para o banho, o que ainda torna a situação mais ridícula.
No meio de tudo isto é importante dizer que ir ao chuveiro é uma aventura: entre as "senhoras" que fazem lá sua toilette e os putos idiotas que passam mais tempo ali do que no mar...ir tomar um duche rápido é uma missão quase impossível!
Provavelmente os outros povos também se comportam assim...mas com o mal dos outros posso eu bem! Os portugueses é que me incomodam porque eu vivo no meio deles; e, apesar de ser portuguesa, não me comporto desta maneira vergonhosa!
Escusado será dizer que deitar champô directamente para a areia da praia não deve ser muito correcto em termos ambientais.
Ah! Quase me esquecia dos cinzeiros da praia! São usados para tudo menos para pôr as beatas (sim, essas continuam a aparecer às centenas na areia da praia). São brinquedos para as crianças usarem no chuveiro, são usados para construir castelos de areia, etc
Resumindo e concluindo, os portugueses ainda têm muito para aprender sobre a melhor maneira de estar na praia...aliás sobre a maneira de estar em qualquer espaço, público ou privado...
É só um desabafo...


6 comentários:

. intemporal . disse...

.

.

. mais do que um desabafo . muito mais . um alerta .

.

. cumpre.me dizer . é o que temos .

.

.

. um país de "inhos" .

.

.

jardinsdeLaura disse...

Mas que ganda desabafo! Pode ser que com o tempo a coisa mude... há que ter esperança, dizem que é a última a morrer!!! ;)

Nuno disse...

Intemporal, muito obrigada por entenderes exactamente o espírito deste post, é realmente um alerta, uma chamada de atenção.

Nuno disse...

Jardins de Laura,a única maneira das coisas mudarem é educando as crianças...até agora não vejo as crianças a serem educadas para a mudança...

2 ZEROS disse...

É por essas e por outras que eu procuro praias desertas.
Farta de aturar (em cima de mim...) os vizinhos estou eu...!
Peço desculpa a quem tiver a pouca sorte de ler este comentário, mas a educação em casa faz muita falta!
Tal pais... tal filhos e piora nos netos.
Alguém me indicou o vosso caminho, vim ver... e gostei muito.
As verdades são para se dizer...!
Abraço.

Nuno disse...

Sortudos seriamos nós se a falta de educação dos nossos vizinhos se limitasse à forma como se comportam nas praias. O verdadeiro problema é que as pessoas não respeitam os outros em quase todas as situações do dia-a-dia.
Há que educar uma pessoa de cada vez e esperar que hája um efeito de contágio, para que o mundo amanhã seja melhor do que é hoje...