domingo, 6 de novembro de 2011

Mosteiro dos Jerónimos

Aproveitando o calor que se fez sentir no último Sábado de Outubro, decidimos ir passear para a zona de Belém e visitar uma das mais bonitas obras de arte de Portugal, o Mosteiro dos Jerónimos.
Já não íamos lá desde o século passado (1996 ou 1997, não tenho bem a certeza) e achámos que já tínhamos deixado passar tempo demais sem para lá ir passear.
Só a vista exterior do Mosteiro já vale a pena. É um edifício lindíssimo, no estilo manuelino (estilo português de gema, feito à custa de muito ouro e especiarias trazidas dos sete cantos do mundo), e que permite fotografias bem artísticas.

A visita ao Mosteiro começa na Igreja de Stª Maria de Belém, onde podemos encontrar os túmulos de Luís de Camões e de Vasco da Gama. A Igreja merece uma pausada visita pois é um local onde se sente a paz e a serenidade e onde podemos observar vitrais lindíssimos que fazem forte alusão ao espírito português.
 A partir daí já temos que pagar para ver mais. A entrada fica em 7 € por pessoa, que não sendo um valor baixo é importante para ajudar na conservação do edifício e das suas obras de arte.


O espaço a visitar não é muito extenso mas é muito bonito e alberga algumas exposições que nos fazem recordar o que aprendemos nos tempos de escola sobre a história de Portugal.

Aproveitámos para visitar o túmulo de Alexandre Herculano e ver os "retratos" dos nossos ilustres Reis.
Aconselhamos uma visita pois o local é lindíssimo, não ficando a dever nada aos inúmeros monumentos espalhados por essa Europa fora.


3 comentários:

jardinsdeLaura disse...

Eis como passar bons momentos "cá dentro", ou melhor "aí dentro"! Um passeio pela História, Arte e beleza do nosso país! Além disso o texto está óptimo e então as fotos nem se fala... sobretudo aquelas em que uma cara linda nos sorri! Adorei!

jardinsdeLaura disse...

Minto... inté quando faz caretas ela é LINDA!

Nuno disse...

O problema da cara linda aparecer nas fotos é que o pessoal depois não vê os outros monumentos que estão à volta.
Ela ofusca tudo o resto...