domingo, 6 de novembro de 2011

Parabéns Avó!!!

A minha avó completou 80 anos no passado dia 31 de Outubro.

Aproveitando a feliz ocasião, eu e a Sara levamo-la a almoçar ao 31º Festival de Gastronomia de Santarém.

A viagem desde Lisboa é relativamente curta e chegámos lá num instante.
Tivemos tempo para ir conhecer um pouco de Santarém antes de irmos para o recinto onde se realizava a Feira (junto à Praça de Touros) e aproveitar o bom tempo que ainda se fazia sentir.
O centro histórico de Santarém é muito bonito apesar de estar a precisar de algum investimento na sua reabilitação. A cidade é conhecida como a Capital do Gótico uma vez que abundam as igrejas nesse estilo arquitectónico, e, situando-se numa espécie de planalto, tem uma vista lindíssima sobre o Tejo e toda a região envolvente.

Um dos destaques maiores da Cidade é, sem dúvida, o seu Castelo. Um óptimo aproveitamento do espaço transformou-o em jardim público, com zona de recreio para as crianças, com muitos bancos para namorar, com um bem situado restaurante e com uma vista fenomenal.

Depois de um bonito passeio para abrir o apetite fomos almoçar.
A entrada para o certame custou 2,5 €/pessoa e lá dentro pudemos encontrar restaurantes, espaços de artesanato e bancas de doces e  charcutaria de todas as zonas do país e da Galiza.

A oferta de restauração era bastante mas os preços, como infelizmente acontece nestas situações em Portugal, eram demasiado elevados para quem procura promover os seus produtos e cativar clientes.
Mesmo assim, estávamos decididos a provar alguns petiscos e a sair de lá com a barriga cheia.

Comemos uns petiscos no restaurante da Galiza, numa das charcutarias representantes da região do Minho e provámos alguns doces típicos da região de Santarém.
Para molhar a garganta, provámos umas ginginhas de Óbidos, com o famoso copinho de chocolate.

Ainda fizemos uma comprinhas na zona do artesanato, mas contidas pois os tempos não estão para gastos exagerados.
Findo o deguste, voltamos para casa com a sensação de um dia bem passado.

Parabéns avó! Para o ano há mais...