Ontem passámos uma tarde diferente.
Aproveitámos o facto de estar a decorrer no Cinema São Jorge, na Av. da Liberdade, o IV Ciclo de Cinema Espanhol e fomos ver dois filmes de autoria de nuestros hermanos.
Neste tipo de evento temos sempre a oportunidade de ver filmes diferentes daqueles mais comerciais e que, com muito maior facilidade, chegam aos nossos cinemas e às nossas televisões.
Temos, também, que enaltecer a qualidade do cinema espanhol. Não fica a dever nada aos nossos amigos americanos quer na qualidade dos argumentos, quer na qualidade dos actores.
O preço dos bilhetes também foi bastante convidativo: 3 €.
Quanto aos filmes que vimos, passamos a apresentá-los:
"La Verguenza"
A história de um casal que adoptou uma criança peruana de 8 anos e já muito traumatizada pela vida que levou até então.
Este casal vê-se numa encruzilhada e obrigado a tomar uma decisão que não só vai mexer com a sua vida mas também com a vida da criança: devolver o seu filho adoptivo ao sistema!
Um filme com muitas peripécias: a mãe verdadeira do miúdo quer tê-lo de volta mas de forma camuflada; uma assistente social está a avaliar se o casal está ou não apto para ficar definitivamente com a criança e o casal que entra em conflito pois não sabe se consegue lidar com os problemas emocionais do miúdo e com os seus próprios receios e inseguranças.
Um bom filme, com uma história interessante e fluída e com bons desempenhos (o pior foi o do miúdo que mais parecia uma criança com deficiência mental do que com problemas emocionais).
"18 Comidas"
Um filme galego, em que nos é permitido aperceber da proximidade entre Portugal e esta região de Espanha, prestando atenção aos diálogos falados num dialecto mais parecido com o nosso do que com o castelhano.
A história passa-se toda num só dia e as acções desenrolam-se sempre em torno das refeições.
Enquanto a água nos vai crescendo na boca com todos os deliciosos pratos que vão sendo preparados pelas personagens, vamos acompanhando as decisões que vão sendo tomadas e que podem alterar a vida de cada um dos elementos deste filme.
O filme mostra a vida de diversas pessoas que, nesse dia, enfrentam alguns dos seus fantasmas e se decidem a tomar uma posição. Ao mesmo tempo, somos deleitados pelo constante cozinhar e preparar de diversos pratos típicos do nosso país vizinho.
Ambos os filmes foram agradáveis de ver e tornaram a nossa tarde de sábado culturalmente mais estimulante.
2 comentários:
Ora aí está uma excelente ideia para passar um bom Domingo!
Foi um Sábado bem passado, mas também teria sido um Domingo bom :):~.
Mas de certeza que "noutros lugares" também há eventos destes para enriquecer a alma.
É só procurar...
Enviar um comentário